segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Reggae


SALVE, PESSOAL! Reggae é muito mais que música... é uma maneira de viver, um estado de espírito, é cultura!

Indo um pouquinho mais a fundo, eu decidi pesquisar e trazer algumas curiosidades bem legais sobre o reggae pra vocês! (especialmente para meu brother Vinicius Alves o @Mustash93)
Se liguem, que tem histórias bem interessantes:
- Há muitas versões para a origem da palavra reggae, mas ela ficou popular depois do hit “Do the Reggay” (1968), do grupo Toots and the Maytals. 

Toots conta que um dia, ele e seus amigos resolveram fazer um som diferente e ele simplesmente disse “do the reggay”. 
Já Bob Marley dizia que reggae vinha do latim “regis”, palavra que se referia a “real” ou do “rei”. A verdade é que há muitas explicações para a palavra e não há um consenso...
Ficheiro:Bob-Marley-in-Concert Zurich 05-30-80.jpg
Bob Marley nunca fez um show no Brasil, mas visitou o país em 1980. Em sua curta, mas marcante passagem, conheceu a praia de Copacabana e jogou futebol no sítio de Chico Buarque! O time tinha Junior Marvin (guitarrista do Wailers), Jacob Miller (vocalista do Inner Circle), Toquinho, Chico Buarque e até Paulo César Caju, da seleção brasileira!

Reza a lenda que eles fumaram alguma coisa antes, durante e depois do jogo e a partida acabou empatada em 420 a 420.
Em 1990, o dia do nascimento de Bob Marley (6 de fevereiro) foi declarado feriado na Jamaica.
JAH é uma abreviação do nome bíblico JEOVAH, usada para designar Deus. A fé rastafári também usa a expressão “Jah Rastafari “ para se referia a Hailé Selassié (1892-1975), imperador da Etiópia. Nascido como Tafari Makonnen (e conhecido como Ras Tafari), foi considerado pelos rastas como Jah sobre a Terra. (informações aqui)
 
- Por falar em Jah, esse é o Pai Nosso dos rastas:
“Amando Jah, eu vou prosperar... Que o Teu amor e prosperidade estejam sempre em meu lar... Peço também que proteja os meus companheiros... Que o Teu amor esteja com eles... Por causa da força do Altíssimo, Jah, Ras Tafari-I... Eu renuncio a tudo que tenho.”

Esperamos que tenham curtido o texto!


Nenhum comentário:

Postar um comentário