segunda-feira, 25 de junho de 2012

Ai vocês me perguntam... porque um bar?



Origem e evolução da palavra Bar 

O bar deve o seu nome à palavra “Barre”, isto pelo fato das tabernas existentes no sec. XVIII na França, colocarem uma barra em todo o comprimento do balcão a qual evitava que os bebões se encostassem demasiado no mesmo, tornando-o assim mais importante sob o ponto de vista funcional do que estético.




Nessa época era hábito jovens americanos irem estudar na França, alguns dos quais frequentadores assíduos de tabernas.




Segundo a história, de regresso ao seu país, dois desses estudantes abriram um estabelecimento de venda de "bebidas a copo" que apresentava uma barra ao longo do balcão, idêntica às observadas em França, isto representava uma inovação nos Estados Unidos, em relação aos estabelecimentos já existentes, distinguindo-se logo como o melhor.


Assim, pouco a pouco a palavra de origem francesa “Barre” foi-se divulgando, até chegar ao simples termo “Bar”.


No entanto, segundo uma versão, contempla a existência de estabelecimentos comerciais na América, nos finais do sec. XVII, nas cidades dos fundadores (Bóston, Filadélfia e Nova Iorque), onde se vendiam bebidas, além de outras mercadorias.


Essa venda era feita ao balcão do estabelecimento, geralmente de reduzidas dimensões e que por vezes se reduzia a um pequeno armário com uma grade. 




A esse conjunto dava-se o nome de “Barreira”, de onde poderá ter origem a palavra “Bar”, que é a utilizada hoje nos nossos dias.


Independentemente da origem, hoje sabe-se que o Bar é um importante local de convívio, que sofreu uma notável evolução.


Foram integrados em hotéis, como uma das suas principais seções, bem como em navios, clubes e tantos outros locais.


 

Prosseguindo esta evolução, o bar atingiu o seu auge, caracterizando-se pelas modernas instalações e conforto, associados ao gosto das apreciadas bebidas e acabou por substituir as tabernas e adegas, devido à falta de conforto, valor estético e funcionalidade destas.




O bar é portanto, um local de convívio, ocupando um lugar de destaque no mundo, tornando-os indispensável em qualquer ambiente.


Ai é onde eu lhes pergunto, o que seria da evolução da humanidade se não existissem os Bares?


Nenhum comentário:

Postar um comentário